segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

No Calor dos Trópicos

No Calor dos Trópicos

Flávio Capuleto

A história que nasceu para ser filmada



Foi-me dada a sugestão desta historia, fiquei curiosa o suficiente para "postar" aqui e sem duvida uma leitura a efectuar! 

Ficha Técnica
Autor: Flávio Capuleto
Editora: Clube do Autor
1.Edição: Fevereiro 2012
ISBN: 9789898452993
Páginas: 352

Sinopse
O Calor dos Trópicos é um romance ambientado no Brasil do século XIX, altura de muitas e profundas mudanças sociais, políticas e culturais neste país. Nas suas páginas o leitor vive a exploração dos negros escravizados, sente a ambição dos barões do café e envolve-se nas convulsões do Brasil imperial.
O romance histórico No Calor dos Trópicos nasceu a partir de um convite feito ao autor, Flávio Capuleto, para escrever sobre a escravatura no Brasil. Na altura, a intenção era adaptar esses textos ao grande ecrã. «De princípio, não levei as coisas a sério; depois, apaixonei-me pelo assunto e entreguei-me à recolha de documentos históricos e pesquisas nas mais variadas fontes», assume o autor. Daí ao nascimento da história, pondo de parte o guião, foi um instante.
«D. Leonor omitiu do magnata o mais importante: a sua paixão por Afonso e as relações de intimidade que esperava manter com ele em terras brasileiras. Depois da discussão travada com o marido, a fidalga sentia-se vitoriosa e tinha motivos para isso: conseguira livrar o amante de uma eventual acusação de um crime de adultério, liberta-se a ela própria da humilhação do delito em que se via envolvida, e conseguira convencer o esposo a partir com ela para a terra mágica que a esperava no cabo do mundo.»
Com a queda abrupta da produção de café no nordeste brasileiro os fazendeiros deparavam-se com a inevitável derrocada financeira e, em Portugal, agravava-se o problema da falta de remessas. Apostado em dar a volta à situação, o rei D. Luís decide enviar o Dr. Bragança para terras brasileiras dando assim ao cônsul português a oportunidade de escapar a uma eventual pena de prisão por crime de adultério e a hipótese de alterar o rumo das relações entre Portugal e o Brasil. Mas como se o destino reservasse uma armadilha ao novo diplomata, a amante viaja para Petrópolis na companhia do marido continuando ali a sua relação escaldante com o cônsul. Alertado para a traição contínua de sua esposa, D. João Frutuoso, o magnata mais poderoso do Reino, banqueiro da Casa Real e da Coroa Brasileira, prepara uma emboscada ao diplomata, não só para o afastar dos braços de Leonor, mas também para poder exercer livremente o seu poder sobre os negros da roça e a sua vocação esclavagista. 
Porém, um golpe inesperado dita a sorte dos amantes envolvidos nas malhas do destino…

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...